abPod

Associação Brasileira de Podcasters

Podsafe Music

PodSafe Music, você sabe o que é isso?

Basicamente são músicas de artistas nem sempre conhecidos (às vezes conhecidos) que estão teoricamente liberados de pagamento de execução como o ECAD nos cobra.

 

Explicando melhor.

A licença que essas músicas usam são Creative Commons.

O Creative Commons é o copyleft, exatamente o contrário do copyright. O que importa é a transmissão da informação, e o Creative Commons tem uma série de diferenças entre as licenças. Mas a grande maioria, pelo menos no caso da música, usa a licença em que você cita o nome do artista e da música e pode fazer uso não-comercial dela.

Note bem, não comercial.

 

Então, se você quer começar nesse maravilhoso mundo dos podcasts e não quer ainda pagar uma grana ao ECAD para usar músicas de terceiros no seu programa, opte pelo Creative Commons.

 

Fiz aqui uma lista com alguns sites que divulgam e disponibilizam músicas nesse formato.

 

Aqui estão os links com seus devidos comentários:

 

Music Alley by Mevio https://www.podshow.com/music/

Acho que é um dos mais antigos em funcionamento (se não for o mais antigo). Muita musica, muita gravadora legal, todo tipo de som, cara de americano. É bom pelo volume de música. Usei recentemente e gostei bastante. Qualidade subiu muito recentemente.

 

Jamendo http://www.jamendo.com/en/

Muito bom, search por tags bem funcional, geralmente albuns inteiros prá baixar (com opção das músicas separadamente). O que eu mais gosto atualmente. Sons mais europeus.

 

Unsigned Band Web http://www.unsignedbandweb.com/

No minimo curioso. Tem de tudo, todos os estilos. Meio problemático o que se refere à download de música. Alguns artistas colocam, outros não, alguns colocam os sons em baixa qualidade, outros em alta, ou seja, confusão master.

 

FMA – Free Music Archive http://freemusicarchive.org/

Nunca usei, mas parece ser bacana. Na semana do SxSW 2012, tinha um monte de música de bandas que tocaram por lá. Vale a passada e a pesquisa.

E é isto.

 

Se você conhece algum site assim, por favor coloque nos comentários! Toda a ajuda é bem vinda.

Tudo de bom,

Billy

Podsafe Music

Deixe um comentário

Rolar para o topo