abPod

Associação Brasileira de Podcasters

Sobre a ABPod

A ABPod e sua História

As origens da ABPod

A “ABPod” Associação Brasileira de Podcasters foi fundada em 13 de Maio de 2006, com o objetivo de coordenar, orientar e representar locutores, produtores, comentaristas e divulgadores do Podcast brasileiro.

A ideia de organizar uma associação para representar os interesses dos podcasters brasileiros surgiu pela primeira vez em agosto de 2005, durante o Primeiro Encontro Online de Podcasters do Brasil (baixe o audio aqui), após Marcelo Oliveira, do Projeto Fritzlandia, comentar da existência de uma associação na Alemanha, Ricardo Macari lançou a idéia aos participantes do encontro de se criar uma associação no Brasil. Mais tarde, em Dezembro de 2005, a idéia retornou ao final da palestra de Maestro BIlly, durante a realização da PodCon Brasil, a primeira conferência de podcasters brasileiros, idealizada por Ricardo Macari, sendo o primeiro evento brasileiro dedicado exclusivamente ao assunto, realizado em Curitiba, Paraná.

Após o evento, fomentou-se em listas de discussão a criação da associação e, em 13 de maio de 2006, foi então fundada a ABPod – Associação Brasileira de Podcasters como órgão de associação, coordenação, orientação e representação dos produtores, locutores, comentaristas e veiculadores de podcast, em todo o território nacional.


Histórico 

02 e 03 de Dezembro de 2005 – realização da 1ª Podcon Brasil, onde teve início o desenvolvimento da ABPod.

23 de Fevereiro de 2006 – Criação do Wiki.

13 de Maio de 2006 – Fundação da ABPod.

29 de Fevereiro de 2012 – Criado o site da ABPod.

13 de Maio de 2017 – Publicado o novo site da ABPod. Anunciada a saída de Maestro Billy da presidência. Maestro Billy convida Luciano Pires e Leo Lopes pare assumirem a presidência e a vice-presidência, como interinos para revitalizar a associação e convocar uma nova assembléia.

01 de Abril de 2019 – Luciano Pires renuncía o cargo de Presidente Interino sob pressão da comunidade após publicar conteúdo de cunho político e pessoal na página do Facebook da ABPod. Léo Lopes assume o cargo de Presidente interino após a renúncia de Luciano Pires. Diretoria Fundadora é convocada em caráter de emergência por Maestro Billy e Ricardo Macari.

02 de Abril de 2019 – Léo Lopes renuncia o cargo de Presidente interino da ABPod por razões pessoais. Diretoria Fundadora reassume a ABPod após vacância da Presidência pelos interinos.

03 e 04 de Abril de 2019 – Diretoria Fundadora delibera sobre os acontecimentos e toma a decisão de manter a ABPod em operação e debate sobre os rumos da ABPod e as ações a seguir.

07 de Abril de 2019 – Novo site da ABPod é publicado e Diretoria emite Nota Oficial e afirma que ABPod terá continuidade. Anunciado processo de eleições para nova diretoria.

05 de Junho de 2019 – Gestão Juntos inicia suas atividades. A equipe eleita tem seu mandato vigente de Junho de 2019 á Junho de 2021.

26 de Setembro de 2020 – Gestão Juntos passa por reformulação

31 de Julho de 2021 – Gestão Sonoridades inicia atividades desta data até julho de 2023.

 

.

Gestão Sonoridades - 2021 a 2023

A Diretoria

Presidente

Andreh Jonathas

2B-Foto-Eugenia-Cabral

Vice-Presidente

Eugenia Cabral

Secretário

Zé Henrique Freitas

Vice-Secretário

Samuel Leite

Membros Fundadores

A Diretoria Fundadora

Presidente

Billy Umbella

Vice-Presidente

Ricardo Macari

Secretário

Guilherme Werneck

Vice-Secretário

Eziquiel Menta

Tesoureiro

Marcelo Marcal

Vice-Tesoureiro

Guilherme Athia

Diretor de Comunicação

Alesse Freitas

Vice-Diretora de Comunicação

Djaine Damiati

Conselho Fiscal

Alvaro Abreu

Christian Gurtner

Olavo Pereira

Evandro Pastor

Sergio Cestaro

Conselho de Ética

Adriana Tamy Saito

Alexandre Sena

Eddie Silva

Edson Bracarense Filho

Marcelo Oliveira

Rodrigo Stulzer

A ABPod

Objetivos

Nesta gestão da Associação Brasileira de Podcasters (Abpod), somos 16 podcasters de diferentes lugares do Brasil e temos formações, rotinas e culturas diferentes, com o intuito de contribuir com a podosfera nacional.

Definimos cinco frequências-mestras da nossa atuação, com total abertura para sugestões suas.

Trabalharemos com a estruturação da associação; transparência permanente; escuta ativa dos associados; apoio às pessoas que produzem podcast e crença na pluralidade e diversidade para realizar os trabalho.

A ABPOD nasceu do interesse em contribuir com a mídia podcast no Brasil. Esse princípio permanece, em um cenário cada vez mais favorável à mídia.

Seguiremos novas ondas, com um plano de navegação muito bem traçado.

Leia o nosso Plano de Trabalho.

Rolar para o topo