abPod

Associação Brasileira de Podcasters

PodPesquisa

PodPesquisa Produtor 2020-2021

É a primeira pesquisa do Brasil focada exclusivamente na cadeia produtiva de
podcast. A PodPesquisa Produtor, inicialmente, fazia parte da PodPesquisa, que reunia dados sobre ouvintes e produtores na mesma pesquisa. Em 2019, a Abpod separou as coletas de informações de ouvintes e produtores, para que cada perfil possa ser trabalhado com mais foco e ênfase.

A PodPesquisa é um instrumento fundamental para compreensão do crescimento e penetração da mídia podcast, que tem se revelado ferramenta inigualável de engajamento dos ouvintes.

A PodPesquisa foi criada inicialmente por Marcelo Oliveira (Projeto Fritzlandia) com o apoio de Ronaldo Ferreira (Racum), em 2008, com a intenção de conhecer a comunidade e o ouvinte de Podcast no Brasil.

Em 2018,  a PodPesquisa foi realizada com a parceria da rádio CBN, o que ampliou enormemente seu alcance.

A edição de 2018 coletou respostas de 01 de julho a 20 de agosto de 2018. O longo dos 51 dias que o formulário esteve aberto, a PodPesquisa 2018 recebeu mais de 22 mil respostas, sendo até o momento a maior pesquisa sobre o universo de podcasts já realizada no país. O levantamento foi realizado com 3 grupos diferentes: ouvintes de podcast, produtores de podcast e não ouvintes de podcast, com o objetivo de entender as similaridades e diferenças entre eles.

Em 2019, a Gestão Juntos lançou o novo modelo de pesquisa. A primeira parte esteve no ar de 21 de outubro até 15 de dezembro e é focada no levantamento do perfil do ouvinte de podcast nacional. Os resultados da foram apresentados em 14 de março de 2020 e foi lançada a pesquisa de produtores com captação de respostas até 19 de abril. 

Podpesquisa de Produtores

Resultados apresentados em 05/dez/2020!

A Podpesquisa Produtor tem como objetivo traçar um panorama dos produtores de podcast.

A PodPesquisa Produtor 2020/2021 é realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (Abpod) e os seus resultados serão disponibilizados publicamente e gratuitamente, não tendo fins comerciais.

Através dos resultados da PodPesquisa Produtor será possível:

  • identificar as principais dificuldades e necessidades;
  • prover informações que sirvam para o desenvolvimento de palestras, cursos, serviços e produtos que melhor se adequem aos produtores;

Núcleo de trabalho da Podpesquisa 2019

Karin Voll – Rodrigo Bamondes – Julian Catino – Dimitra Vulcana – Thiago Correa

Últimas atualizações

Próximos Passos

Próximos Passos
Rolar para o topo