abPod

Associação Brasileira de Podcasters

ABPod celebra Dia Nacional do Podcast reunindo nomes de peso da podosfera brasileira e apresentando dados inéditos da PodPesquisa

Novos dados da PodPesquisa produtor foram apresentados. Foto: Reprodução

“Um brinde à podosfera brasileira!”. Foi nesse clima que a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) promoveu na última quinta-feira (21) uma super live que celebrou o Dia Nacional do Podcast, comemorado em 21 de outubro.

O trabalhos foram conduzidos pelos membros da diretoria da gestão Sonoridades da ABPod, com mediação do presidente Andreh Jonathas. O evento contou com a participação especial de podcasters de peso, como Rodrigo Alves (Vida de Jornalista), Thiago André (Hisória Preta) e Kamila Fernandes (As Cunhãs).

Também marcaram presença representantes de produtoras, como Paula Scarpin (da Rádio Novelo), Ana Bonomi (da Trovão Mídia) e Edward Schimitz (Escola de Podcast), além de integrantes de diferentes redes de podcast, como a podosfera preta, feminista, LGBTQIA+, nordestina e universitária, como Fernando Arazão (LGBT Podcaster) Rod Gomes (Fio), Domenica Mendes (#OPodcastÉDelas) e Lidomar Nepomuceno (RNP).

Nas falas, além de apresentarem seus projetos e anteciparem os próximos passos de suas produções, os podcasters destacaram a importância da formação de parcerias para o fortalecimento da mídia podcast no Brasil.

“A parceria entre quem produz podcast é fundamental. Se não tiver isso, o negócio não vai pra frente. Se não tiver gente compartilhando conhecimento, um ajudando o outro, segurando a mão do outro, o negócio não engrena”, afirmou Rodrigo Alves, idealizador do podcast narrativo Vida de Jornalista. “Valorizem os coletivos, galera. É no coletivo que a gente vai fazer o podcaster crescer e ele ser maravilhoso, como ele é”, reforçou o Domenica Mendes, líder do coletivo #OPodcastÉDelas, coletivo destinado a incentivar a participação de mulheres na mídia podcast.

Representando a gestão Sonoridades da Abpod, participaram, além do presidente Andreh Jonathas, Eugênia Cabral, Samuel Leite, Fred Fagundes, Deoclécio Castro, Zé Henrique Freitas, Octávio Brito, Bruno Balacó e Heloiza Barbosa.

-> Associe-se gratuitamente à ABPod

Novos dados da PodPesquisa

A super live da Abpod também apresentou dados atualizados da PodPesquisa, divulgando informações inéditas sobre os produções de podcasts no Brasil. Sobre a distribuição de podcasts no País, os números mostram que 19,8% dos produtores utiliza o Youtube para distribuição dos podcasts. Sobre as formas de financiamento, 24,7% dos respondentes da pesquisa afirmou que consegui tirar algum tipo de renda oriunda do podcast. Nesse caso, a Crowd aparece como principal plataforma de financiamento coletiva para conseguir renda por meio do podcast.

Sobre a periodicidade, a pesquisa aponta de que 43% dos podcasters publica episódios semanalmente. A duração média das produções é de 45 minutos. Outro dado destacado diz respeito aos valores investidos que produtores aplicam para produzir podcast. Na média, esse valor é de R$ 312 por mês, para produzir, hospedar e manter. Os dados completados podem ser visualizados aqui.

Confira a íntegra da superlive do Dia Nacional do Podcast:

ABPod celebra Dia Nacional do Podcast reunindo nomes de peso da podosfera brasileira e apresentando dados inéditos da PodPesquisa
Rolar para o topo