abPod

Associação Brasileira de Podcasters

Carta Aberta da Diretoria

Carta Aberta da Diretoria Fundadora à comunidade e associados

A diretoria da ABPod, agora composta por seus fundadores, repudia qualquer tipo de apologia a regimes autoritários, como a ditadura instaurada no Brasil por 21 anos após o golpe militar de 1964. A Associação surgiu ainda no início do podcast no Brasil, para tratar de assuntos relativos à comunidade de podcasters no país, como a produção de podcasts, sua difusão, lutar por direitos e estabelecer relações com órgãos públicos, semipúblicos e entidades da sociedade organizada. Nunca foi uma entidade com viés político, sendo antes de tudo plural e defensora intransigente da liberdade de expressão.

Contudo, a diretoria que assumiu em 04 de abril de 2019 não deixa de encarar como grave a publicação na página oficial da ABPod no Facebook feita pelo ex-presidente interino que fazia apologia, mesmo que disfarçada de ficção, ao golpe militar de 1964. Embora tenha havido uma retratação do presidente em questão, sob alegação de ter sido uma publicação feita por engano na página e retirada do ar em seguida, este tipo de conteúdo, que está fora do escopo de atuação da associação, e trouxe inegáveis danos à imagem da ABPod, é inaceitável para uma entidade que não tem como missão abraçar ideologias políticas. Antes, prezamos pelo pluralismo e pela garantia constitucional de comunicadores poderem se expressar livremente, o que pressupõe um apoio incondicional ao Estado Democrático de Direito e à Constituição Federal.

Apesar do infeliz incidente, no qual os fundadores se viram compelidos a voltar à diretoria, após a renúncia do presidente e vice-presidente interinos, pensamos que este episódio pode tornar a ABPod ainda mais transparente e democrática.

Agradecemos, tanto ao Luciano Pires quanto ao Leo Lopes pelos esforços e serviços prestados ao podcast brasileiro e à Associação durante o período que estiveram à frente da ABPod, reconhecendo os avanços que tivemos durante sua gestão. Contudo é hora de avançar mais.

Por isso, a diretoria fundadora vem a público anunciar:

Convocação de eleição para a composição da nova diretoria;
Reabertura de inscrições para novos membros;
Abertura da candidatura de chapas para a eleição em todos os cargos;

Salientamos que as inscrições para as chapas estão abertas a partir de hoje, 07 de Abril de 2019, até dia 21 de Abril de 2019, sendo que a apuração dos votos ocorrerá em 13 de maio de 2019, data em que a ABPod comemora 13 de existência. Lembramos também que o estatuto da entidade, bem como as informações acerca do processo eletivo da nova chapa, estão disponíveis no site da ABPod para consulta: http://abpod.com.br/eleicoes-2019/

A Diretoria Fundadora assina a carta.

Billy Umbella
Ricardo Macari